Um dos principais desafios dos Gestores Municipais, durante o perodo da pandemia, garantir a execuo de servios, programas e projetos em meio remoto, no perdendo a conexo com equipe e usurios.
Vamos falar de um fato simples que pode ser exemplificado em nosso dia a dia:
Estamos tendo muitas reunies online, com diversas reas, sejam elas, a nossa prpria equipe, com o Governo Estadual, capacitaes, entre outras. E sempre quando entramos na sala virtual designada para uma determinada reunio, presenciamos diversos tipos de atitudes, que podemos citar:
a) Os mais prevenidos ingressam cinco minutos antes do combinado e aguardam o administrador da reunio iniciar.
b) Tem aquele profissional que entra atrasado, depois de solicitar novamente o link no grupo de WhatsApp e informar que confundiu o horrio de incio.
c) Outro colaborador informa ter problemas com a conexo da internet e diz que vai acompanhar por udio.
d) Para comear a reunio o gestor precisa chamar a ateno de um colaborador que esqueceu de fechar o udio, e sons diversos surgem antes de iniciar a reunio.
Ufaaaa.... Depois disso tudo a reunio pode comear! Quase 20 minutos aps o horrio agendado.
Ai quando comea a reunio um colaborador que s deixou a reunio rodando para contar sua participao, tenta entrar na conversa e faz uma pergunta totalmente desconexa do assunto abordado para aquele momento.
Quem est trabalhando remotamente provavelmente j se deparou com algumas dessas situaes, no verdade?
So rudos, mensagens incompletas, que assolam nosso trabalho de comunicao no dia a dia, como a conversa da imagem a seguir:
A comunicao sempre foi e ser um grande desafio para todos ns. Mas para exercermos com eficincia nosso trabalho, ela fundamental.
Agora hora de agir, sempre respeitando o prximo, e para isso seguem algumas dicas:
a) Dedicar-se ao mximo a uma tarefa, para no deixar uma atividade inacabada para o colega no dia seguinte do revezamento de trabalho para no aglomerar;
b) Fazer anotaes eletrnicas para no acumular papel e deixar o vrus circular no ambiente de trabalho;
c) Sempre usar equipamentos de proteo individual;
d) Informar aos usurios novas rotinas de trabalho, bem como horrio de funcionamento durante a pandemia;
e) Criar meios de comunicao com usurios para sempre alertar sobre cuidados para disseminar a transmissibilidade do vrus;
f) Atentar-se aos documentos legais que so publicados pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, respeitando as determinaes impostas;
g) Conhecer a fundo a Portaria n 100, de 14 de julho de 2020, que aprova recomendaes para funcionamento da rede socioassistencial de PSB e de PSE Mdia Complexidade (veja o vdeo explicativo. Aqui!).
A comunicao est catica, justamente no momento em que mais precisamos estar reunidos para discutir casos, falar sobre problemas, chegar a solues. Tudo isso sobrecarrega nosso trabalho, torna mais cansativo o dia a dia.
Mas ns profissionais do SUAS, temos que ser fortes, lutar por dias melhores, sempre lembrando que cuidados pessoais com ns mesmos so essenciais, pois se no estivermos bem, no teremos condies de cuidar das outras pessoas que precisam de nossa assistncia.
Ento evitar aglomeraes, atender as recomendaes da Portaria n 100, de 14 de julho de 2020, e outros documentos legais primordial para desempenhar um bom trabalho para fortalecimento da Poltica de Assistncia Social.
Especialista em Gesto Pblica Municipal e Poltica de Assistncia Social - CAPTAR